O que é overbooking de voo?

Overbooking ou Overselling é um termo utilizado por empresas que se refere à prática de vender um serviço em quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer.

O que é overbooking de voo?

Termo “overbbooking” o que é?

 

Overbooking é uma expressão em inglês usada para designar quando uma empresa faz uma sobrevenda, ou seja, vende mais do que pode atender. É mais comum em companhias aéreas, mas também pode acontecer em hotéis, shows, eventos esportivos e até salões de beleza ou restaurantes que aceitam cupons pré-pagos.

 

Overbooking ou Overselling é um termo utilizado por empresas que se refere à prática de vender um serviço em quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer.

 

 

 

Porque Existe Overbooking?

 

A prática do overbooking é muito comum, pois as empresas vendem passagens aéreas acima da disponibilidade de assentos. Dessa forma, elas maximizam seus lucros porque ganham receita com a venda extra de passagens.

 

 

 

O Que é Overbooking no Voo?

 

Overbooking de voo é uma situação que o cliente da empresa aérea se encontra. Ela acontece porque as companhias áreas vendem mais lugares do que o avião tem, com base em uma previsão de pessoas que desistem de viajar.

 

Só que às vezes essa previsão falha, e nem todo mundo que comprou o bilhete consegue embarcar, aí está instalado o caos e as pessoas, os clientes prejudicados tem seus direitos na justiça quando isso acontece.

 

 

 

 

Porque Acontece Overbooking no Voo e o Que Fazer?

 

Essa expressão também é conhecida como preterição de embarque ou embarque negado e se tornou uma prática repetitiva em empresas aéreas, pois as companhias supondo que alguns passageiros não vão comparecer e visando a aumentar o seu lucro, vendem mais passagens do que conseguem atender.

 

Desta forma, o passageiro planeja a viagem, compra as passagens e reserva o hotel com antecedência e, quando chega ao aeroporto descobre que não poderá embarcar, pois o voo está lotado e não possui mais lugar na aeronave. Realmente é um transtorno, em que o cliente é ausente de culpa.

 

 

 

O Que Fazer em Caso de Overbooking?

 

Caso você seja vítima de overbooking, siga esse passo a passo: Escute com atenção a proposta oferecida pela empresa aérea e pense com calma; Não tenha pressa, a não ser que a situação exija; Verifique no painel o aeroporto ou pela internet os próximos voos e veja se a solução oferecida é a que melhor lhe atende.

 

Situação bastante desagradável, mas que acontece com frequência e, o que muitos passageiros não sabem é que possuem direito e podem, e devem, exigi-los.

 

São muitos os motivos para ocorrer à recusa do embarque, veja as situações que mais ocorrem e esteja preparado caso aconteça.

 

Um dos motivos que é de conhecimento da sociedade se dá em relação à manutenção da aeronave. Nos dias de hoje com as passagens aéreas mais acessíveis, muitos que antes não tinham condições de viajar de avião, hoje as tem.

 

Com isso, o aumento do tráfego aéreo e a lucrabilidade da companhia interferem diretamente nas manutenções obrigatórias da aeronave, muitas vezes fazendo com que estas esperem para acontecer alguma falha no avião para somente então colocarem-no em manutenção e isso muitas vezes ocorre concomitantemente aos agendamentos de voos em andamento.

 

Quando aparece alguma falha na aeronave, perto do embarque dos passageiros, muitas vezes o voo precisa ser cancelado, principalmente pela segurança dos passageiros. Em caso de cancelamento do voo a empresa precisa trocar a aeronave, às vezes por uma aeronave menor, fazendo com que alguns passageiros fiquem sem assento e tenha o embarque cancelado.

 

Outra situação é a realocação de passageiros em que a empresa aérea, ao cancelar algum voo tem que realocar passageiros em outros voos, fazendo com que o avião fique em lotação e alguns passageiros não possam mais embarcar.

 

Além de ter também os casos de passageiros que perderam as conexões, por atrasos nos voos de origem, fazendo com que a companhia aérea precise realoca-los em outros voos. Dessas várias condições acontecem as chamadas situações de overbooking aéreo.

 

 

Algumas dicas são de importante conhecimento para esta situação de overbooking:

 

Uma das atitudes que poderá tomar caso seja vitima desta situação é entrar em contato no site do consumidor e buscar os seus direitos solicitando o reembolso da passagem aérea.

 

Contudo, os transtornos causados pela perda do voo trazem outros tipos de prejuízos ao passageiro: pode ter perdido uma reunião de negócios importante, uma audiência judicial, assinatura de um contrato entre outras situações e portanto, cabe o dano moral, podendo buscar por esses direitos.

 

Independentemente da empresa aérea ter cumprido os seus deveres, como auxilio material e acesso a informação, poderá buscar a indenização, caso tenha chegado ao destino final com 4 horas ou mais de atraso, em relação ao horário previsto de chegada. Lembrando que caso tenha tido problemas com voos de até 2 anos atrás, poderá reivindicar uma indenização, basta ter uma foto ou print da passagem aérea.

 

Depoimentos

Dr Airport - © 2020 - Todos os direitos reservado

Empresa de Sites

Nosso atendimento - (11) 94485-0088

Clique para chamar no WhatsApp