Direitos no caso de atraso de voo

As mudanças do horário do voo ou do trajeto podem acontecer com certa antecedência. Neste caso, elas devem ser avisadas aos passageiros em pelo menos 72 horas antes.

Direitos no caso de atraso de voo

Obrigações da Companhia Aérea em atraso de voo

 

As mudanças do horário do voo ou do trajeto podem acontecer com certa antecedência. Neste caso, elas devem ser avisadas aos passageiros em pelo menos 72 horas antes da data original. Essas alterações incluem também a troca de voo direto para voo com escala ou conexão.

 

Com relação ao horário da viagem, a companhia aérea pode modificá-lo em até 30 minutos para voos nacionais e até 1 hora para os internacionais. Com as informações dadas com a antecedência adequada, a empresa não tem obrigações adicionais.

 

A companhia, ao constatar o atraso, a cada 30 minutos deverá informar a situação aos passageiros. Caso haja cancelamento, deve ser comunicado imediatamente.

 

Em casos onde o atraso ocorra em uma conexão, é obrigação de a companhia aérea realocar o passageiro ou compensá-lo financeiramente caso isso não seja possível.

 

 

 

Reembolso no Caso de Atrasos nos Voos, Como Funciona?

 

Sobre reembolso nos casos de atraso de voo, a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento da compra da passagem.

 

A devolução dos valores já, pagos e quitados, e recebidos pela empresa aérea deverá ser imediata, em dinheiro ou por meio de crédito em conta bancária do passageiro. Se a passagem aérea foi parcelada no cartão de crédito e tem parcelas a vencer, o reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão de crédito.

 

As providências para o reembolso devem ser na hora. Se for do interesse do passageiro, a empresa poderá oferecer, em vez de reembolso, créditos em programas de milhagem para ser usados posteriormente.

 

 

 

No Aeroporto de Partida: Direitos dos Passageiros Pelo Atraso de Voo

 

No aeroporto de partida, o passageiro que for prejudicado por um voo atrasado pode optar entre:

 

  • Reembolso integral, incluindo tarifa de embarque. Empresa pode suspender assistência material.

 

  • Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem custo. Empresa pode suspender assistência material.

 

  • Embarque no próximo voo da empresa para o mesmo destino se houver lugar. Empresa deve manter assistência material.

 

 

 

No aeroporto de conexão/escala: Direitos do passageiro pelo atraso de voo

 

No aeroporto de escala ou conexão, o passageiro que for prejudicado por um voo atrasado pode optar entre:

 

  • Reembolso integral e retorno ao aeroporto de origem sem custo. Empresa deve manter assistência material.

 

  • Reembolso do trecho não utilizado, passageiro permanece no local. Empresa pode suspender assistência material.

 

  • Embarque no próximo voo da empresa para o mesmo destino se houver lugar. Empresa deve manter assistência material.

 

  • Conclusão da viagem por outro tipo de transporte, como van, ônibus ou táxi. Empresa deve manter assistência material.

 

  • Remarcação de voo para data e horário escolhidos pelo passageiro, sem custo. Empresa pode suspender assistência material.

 

 

 

Como Fazer para Tentar Evitar os Atrasos de Voo

 

Existem algumas atitudes que o passageiro pode tomar para diminuir as chances de se deparar com uma situação de atraso nos voos:

 

 

1 - Consulte o histórico da companhia:

 

Estar atento ao histórico de atrasos e cancelamentos de voos da companhia pode evitar situações desagradáveis. Essas informações constam nos sites companhias e devem ser comparadas antes das compras das passagens.

 

É importante lembrar também, que os voos noturnos costumam atrasar mais que os voos diurnos.

 

Alguns aeroportos também são mais suscetíveis a atrasos, devido a sua localização, que pode acarretar problemas climáticos.  Outra dica é procurar destinos próximos a esses aeroportos, mas que não estejam na lista dos mais propensos ao atraso.

 

 

2 - Escolha empresas com maiores números de voos na sua rota:

 

Ao escolher uma empresa que possua um maior número de voos na sua rota, ocorrendo atrasos, a chance de conseguir outro voo para o destino é maior.

 

Isso porque é direito do passageiro ser alocado em outro voo disponível para o destino.

 

 

3 - Viaje fora de horários e dias de pico:

 

Se o seu compromisso puder ser marcado em horários ou períodos fora da alta demanda, do pico de tráfego, a chance de atrasos diminui drasticamente. Outra questão a ser vista é o horário de funcionamento dos aeroportos.

 

Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) por exemplo, não operam 24 horas. Caso o  voo ultrapasse o horário de funcionamento destes aeroportos, ele será desviado para um próximo aeroporto que esteja operando no horário.

 

 

4 - Atente-se às informações do embarque:

 

O passageiro deve atentar-se às informações do painel de embarque. Nele conterá todas as informações pertinentes do seu voo. Alterações do portão de embarque são um exemplo.

 

Estar atento às informações também pode garantir realocação em outro voo no caso de o atraso ser inevitável. Isso porque quando surge o aviso “Procure a Cia. Aérea”, a ordem de preferência e atendimento é pela ordem de chegada ao balcão da companhia.

 

 

5 - Verifique seu voo antes de ir para o aeroporto:

 

Antes de ir para o aeroporto, o passageiro deve consultar no site da companhia se a data e horário do voo foram mantidos e se está tudo certo para a decolagem para evitar surpresas.

 

Ficar atento ao e-mail da compra das passagens também é válido, visto que a comunicação pode também ser feita por esse canal. Após a compra da passagem é essencial verificar todos os dias se está tudo certo para o dia da partida.

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