Porque acontecem atrasos do voo? Quais os motivos?

Como regra geral, voos que causam uma chegada ao destino final com atraso superior a 4 horas podem gerar uma compensação. Isso pode ocorrer pelo atraso do voo em si ou pela perda de uma conexão.

Porque acontecem atrasos do voo? Quais os motivos?

Existem diversos motivos de atrasos de um voo. Os mais comuns são:

 

1) Manutenção não programada na aeronave: Uma das situações mais constantes é quando a aeronave, ainda em terra, possui alguma falha que pode ser consertada antes do avião decolar.

 

Os aviões, precisam de manutenções regulares para que seja garantida a integridade e segurança do voo. Algumas vezes, é preciso que sejam feitos reparos que não estejam previstos com antecedência.

 

Quando isso ocorre, a companhia atrasa o voo, para que sejam tomadas as devidas precauções. Entretanto, isso acaba gerando uma série de transtornos, fazendo que os passageiros percam conexões em outras cidades e compromissos importantes. Nesse caso a culpa do atraso prejudica os passageiros.

 

Leia tambén sobre cancelamento de voo e seus direitos.

 

2) Excesso de tráfego aéreo no horário do voo: Esse tipo de atraso é muito comum no Brasil. Nos aeroportos pode ocorrer a falta de vagas para estacionar uma aeronave.

 

Desvios de voos não programados para o aeroporto também geram esse tipo de atraso. Deste modo, os voos começam a atrasar, em um efeito cascata, prejudicando empresa e passageiros.

 

3) Condições do tempo, intempéries: As alterações climáticas podem afetar diretamente o voo dos aviões. Em condições muito adversas, o voo é cancelado, por restrição do controle aéreo. E isso não precisa acontecer especificamente no aeroporto onde o passageiro está esperando o voo.

 

A empresa aérea se exime de culpa quando os voos são atrasados por motivos climáticos. Contudo, a empresa aérea ainda é obrigada a fornecer assistência material como, por exemplo, meios de comunicação, vouchers alimentação e hotel.

 

4) Falta ou problemas com a tripulação, os funcionários da empresa aérea: As companhias podem sofrer com o atraso ou ausência dos profissionais, como pilotos e comissários de bordo. Se a equipe do voo não estiver completa e a companhia não conseguir suprir isso, o voo também pode ser atrasado até que se tenha a equipe completa necessária para o voo partir.

 

5) Ocupação dos voos: Quando não há um volume suficiente de ocupação em um voo (30% da quantidade total), a companhia aérea escolhe por remarcar o voo em um outro horário. Dessa forma, a  empresa acomoda os passageiros em voos posteriores gerando  atrasos.

 

Pode haver atraso também, quando há lotação máxima nos voos. Nesse caso, o embarque e desembarque se tornam mais demorados que o normal, o que pode, também,  ocasionar os atrasos.

 

6) Espera por passageiros: Muitas vezes, conexões atrasam e a empresa aérea precisa esperar os passageiros dessa conexão para o próximo voo, o que acaba atrasando o voo seguinte.

 

Além disso, algumas vezes os passageiros despacham a mala e demoram a aparecer, impossibilitando o avião de decolar sem o mesmo e causando também um atraso no voo, pequenos atrasos que prejudicam a empresa e os outros passageiros.

 

 

 

Tenho Direito a Compensação por Voo Atrasado?

 

Como regra geral, voos que causam uma chegada ao destino final com atraso superior a 4 horas podem gerar uma compensação. Isso pode ocorrer pelo atraso do voo em si ou pela perda de uma conexão.

 

Para garantir os seus direitos em caso de atraso de voo, tenha em mente as dicas a seguir:

 

Guarde todos os documentos do voo após o atraso: pois ao entrar com um pedido de compensação, isso poderá comprovar os transtornos.

 

Registre o atendimento: registre o atendimento que recebeu da companhia aérea e o que o representante da empresa lhe forneceu, seja por meio escrito ou gravação de voz ou vídeo. Anotar o nome do atendente, a data e o horário do atendimento também são boas práticas.

 

Fotografe o painel do aeroporto: o painel do aeroporto contém informações relevantes sobre o atraso do voo.

 

Em voos nacionais o prazo para reivindicar uma compensação é de até 5 anos. Já em voos internacionais, o prazo é de 2 anos. Basta possuir uma foto ou print da passagem

 

 

 

Reembolso no Caso de Atrasos nos voos, como funciona?

 

Sobre reembolso nos casos de atraso de voo, a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento da compra da passagem.

 

A devolução dos valores já, pagos e quitados, e recebidos pela empresa aérea deverá ser imediata, em dinheiro ou por meio de crédito em conta bancária do passageiro. Se a passagem aérea foi parcelada no cartão de crédito e tem parcelas a vencer, o reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão de crédito.

 

As providências para o reembolso devem ser na hora. Se for do interesse do passageiro, a empresa poderá oferecer, em vez de reembolso, créditos em programas de milhagem para ser usados posteriormente.

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